A Bíblia diz que a verdade é a Palavra de Deus, que foi revelada em Jesus Cristo. Podemos conhecer a verdade quando conhecermos a Palavra de Deus.
O homem sábio procura encontrar a virtude divina que é concedida por Cristo. Uma pessoa virtuosa usa da sua fé para compreender todos os dons recebido pelo criador. Ele busca usá-los em equilíbrio e alinhados com a Fé, juntamente com os seus conhecimentos e a missão que recebeu. A sabedoria deve estar sempre dentro dos planos do cristão. O homem pode ter todas as riquezas do mundo, e mesmo assim, se não andar dentro da verdade ele será um homem sem a força de um bom caráter.
A verdade que é Cristo (Jo 14:6), é absoluta em todos os contextos. Mesmo que alguém não acredite na verdade absoluta, ela continua a ser a única. Ela está em tudo que é real e existe, está em tudo que é correto, e sempre sobrepõe a mentira. Ela está ao alcance de todos.
O caminho
Ele enviou Cristo para preparar o caminho de seu povo. Portanto, é nosso dever pregar a Sua Palavra para que todos conheçam a verdade. A bíblia é nosso reforço para não nos deixar cair no esquecimento. Dessa forma, temos de nos conectar com os Seus ensinamentos, e as Suas revelações guardadas nos livros sagrados. Quando compreendemos a nossa missão e seguimos os Seus ensinamentos, também aprimoramos o nosso caminho e alargamos a nossa caminhada diante Deus.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32
A Bíblia diz que, a injustiça nasce a partir da mentira e palavras enganosas. Enquanto que a verdade traz justiça. O diabo usa a mentira para destruir o homem, pois, ele mesmo vive na mentira. A verdade está em Deus que criou tudo que existe. Aquele que se ocupa em ganhar almas para Cristo, deve buscar o conhecimento de Deus. E aquele que escolher viver em Cristo, deve moldar seus sentimentos, e juntos, quem apresenta a doutrina e o discípulo precisam abandonar os sentimentos mundanos (seculares), como arrogância, engano e egoísmo. Deve encontrar o caminho da verdade e estabelecer um sacerdócio nos propósitos de Deus. Todos nós que trilhamos o caminho da sã doutrina, alcança os dons espirituais e são escolhidos para o sacerdócio a fim de ajuntar os povos na grandeza do Criador.
Ele prosseguiu dizendo:
O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.
Provérbios. 11:30
O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita.
Marcos 4:26-29
Assim, quando o cristão encontrar a sabedoria e vivenciar o resultado de sua doutrina, ele também irá reconhecer que os seus discípulos foram tocados pelo Espírito Santo, e que ele é o único caminho. Esse reconhecimento vem daquele que tem o verdadeiro entendimento e conhecimento da palavra, que também veio antes daquele que a transmite, pois, somente haverá plenitude no Reino de Deus, àquele que escolheu aceitar Cristo como seu único Salvador. E por vez, o seu discípulo entenderá o quão maravilhoso é viver na presença de Deus, e entenderá que a sua plenitude também deve ser vivida pelos seus irmãos.
Conclusão
Somos todos chamados a ganhar almas, e esse é um dos caminhos que devemos trilhar como forma de obediência às palavras de Jesus. Devemos lembrar que precisamos ser como árvores frutíferas na presença do Senhor. E que, quando ganhamos uma alma (Pv 11:30), nasce uma flor em nosso jardim, e o céu todo fica em alegria. Buscar a sabedoria nos leva a buscar a paz e o reconhecimento da Palavra de Deus. No momento que o cristão entender que o propósito de Cristo é verdadeiro e justo, certamente que ele irá manifestar o verdadeiro propósito divino e será abençoado por ele.