Antes de falamos sobre evangelismo e missões, devemos procurar entender o que o Evangelho evidencia sobre esse tema. Começando do pressuposto, em uma visão geral que o evangelismo é a transmissão dos princípios éticos de Jesus através de nossas experiências individuais com os ensinos dele, o nosso mestre.
O Evangelho de Jesus Cristo, a boa nova da salvação, é o maior tesouro que herdamos do nosso Criador. Ele é repassado de geração a geração. Uma vez entregue com integridade e humildade, ele tem o poder de transformar homens em verdadeiros cristãos. Toda pessoa que anuncia a boa nova do Evangelho, é um evangelista. É escolha própria aceitar o chamado para levar a palavra de Deus e mostrar o caminho às pessoas para que possam conhecer a verdade através de sua pregação e testemunho.
Lembrando que Jesus veio e nos trouxe esta doutrina, e foi através do processo de evangelização que fomos salvos, e ele nos alertou que todos nós temos a missão de dar continuidade ao processo de levar a diante os seus ensinamentos. Evangelizar significa proclamar com alegria o que Cristo realizou por nós, como ele nos salva do pecado, da morte e do inferno, e como Ele dá a vida eterna àqueles que creem Nele.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17
Qual o significado de Missões?
Missão é resultado da graça divina, e vem da própria natureza de Deus. E como exemplo para os dias de hoje, temos como parâmetro o fato que o Criador enviou a seu filho Jesus Cristo ao mundo, com a missão de evangelizar os seus filhos. E a partir daí, surgiu a nossa missão de doutrinar os discípulos e a sua igreja, e o Espírito Santo, que foi enviado após sua ida, para habitar em nossos corações.
Dentro desta visão, surgiu a missão da igreja como resultado da missão de Jesus, devendo os discípulos seguir o caminho da verdade. Quando entendermos a missão da igreja, assim estaremos dentro dos conhecimentos dos propósitos de Cristo. Porém, não devemos pensar em missão apenas como responsabilidade de uma igreja (instituição). Igrejas (instituições) tem o evangelismo como sua missão, mas esta é uma tarefa de todo aquele que recebe o chamamento de Espirito Santo, sendo estes, a igreja (corpo).
Entendemos como missões o verdadeiro exemplo do amor de Deus para todos nós.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Mateus 28:19
Esteja preparado para Evangelizar
Um verdadeiro cristão sempre estará atento ao chamado de Nosso Senhor para evangelizar. Evangelizar é uma tarefa iluminada, e que além de ser um dom, é obedecer a uma ordem vinda de Cristo à sua igreja. Todo cristão tem o dever de atender ao chamado para evangelizar, em obediência ao seu mestre. Devemos estar sempre à disposição para anunciar a glória de Cristo a todos os homens. Evangelizar é compartilhar uma mensagem de esperança com alguém. Jesus ordenou a seus discípulos que saíssem e espalhassem a notícia de que ele tinha vindo para nos redimir de nossos pecados.
Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus
1 Coríntios 1:17
O evangelista, aquele que proclama as boas novas, fala sobre o amor, a morte e a ressurreição de Jesus. O papel primordial dos evangelistas é servir como mensageiros e proclamadores do Evangelho. Um verdadeiro evangelista tem todo o apoio das Escrituras Sagradas, que é o local onde deve buscar as informações e verdades para proclamar a enunciação aos discípulos. Tudo o que ele precisa é desenvolver o dom que Deus colocou em seu coração. É viver em comunhão com os ensinamentos de Jesus, e ter a disciplina para obedecer a palavra de Deus, e não deixar que suas opiniões interfiram em seus ensinamentos. Assim sendo, o evangelista deve aprofundar seus conhecimentos sobre a Bíblia e ser fiel em sua comunicação.
Por fim
Concluímos que, Jesus deixou claro que, todos os cristãos verdadeiros devem evangelizar. A verdade de Deus foi verbalizada através de Cristo, que dedicou a sua vida a espalhar a Palavra cheia do Espírito Santo, até todos fossem tocados pelo Seu amor. Fazer missões é transpor tudo que aprendemos e vivemos sobre o mundo físico. Fazer missões é tornar realidade os ensinamentos de Jesus. É cumprir o ide (Mc 16:15). Ele nos deu o dom do Espirito Santo, e deixou as missões para o acréscimo de almas para o seu reino.
Pregar a Palavra
Ouça abaixo um sermão do Pr. Paulo Júnior (Igreja Aliança do Calvário – SP).