A Bíblia em nenhum lugar apresenta uma situação em que mentir seja considerado a coisa certa a fazer. O nono mandamento proíbe dar falso testemunho (Êxodo 20:16). Provérbios 6:6-19 lista “língua mentirosa” e “testemunha falsa que profere mentiras” como duas das sete abominações ao Senhor. O amor “regozija-se com a verdade” (1 Coríntios 13:6). Para encontrar outras Escrituras que falam negativamente da mentira, veja Salmos 119:29, 163; 120:2; Provérbios 12:22; 13:5; Efésios 4:25; Colossenses 3:9; e Apocalipse 21:8. Há muitos exemplos de mentirosos nas Escrituras, desde o engano de Jacó em Gênesis 27 até o fingimento de Ananias e Safira em Atos 5. Vez após vez, vemos que a falsidade leva à miséria, perda e julgamento.
Há pelo menos dois exemplos na Bíblia em que mentir produziu um resultado favorável. Por exemplo, a mentira que as parteiras hebreias disseram ao faraó parece resultar na bênção do Senhor sobre elas (Êxodo 1:15-21), e provavelmente salvou a vida de muitos bebês hebreus. Outro exemplo é a mentira de Raabe para proteger os espiões israelitas em Josué 2:5. É importante notar, no entanto, que Deus nunca tolera essas mentiras. Apesar do seu resultado “positivo”, a Bíblia em nenhum lugar elogia as próprias mentiras. A Bíblia em nenhum lugar afirma que há casos em que mentir seja a coisa certa a fazer. Ao mesmo tempo, a Bíblia não declara que não haja nenhuma situação possível em que mentir seja uma opção aceitável.
A questão então permanece: existe alguma situação em que mentir seja a coisa certa a fazer? A ilustração mais comum desse dilema vem da vida de Corrie Ten Boom na Holanda ocupada pelos nazistas. Essencialmente, a história é esta: Corrie Ten Boom está escondendo judeus em sua casa para protegê-los dos nazistas. Soldados nazistas vêm a sua casa e perguntam se ela sabia onde os judeus estavam se escondendo. O que ela devia fazer? Deveria dizer a verdade e permitir que os nazistas capturassem os judeus que estava tentando proteger? Ou deveria mentir e negar que sabia alguma coisa?
Em um exemplo como este, onde a mentira pode ser a única maneira possível de prevenir um mal horrível, talvez mentir seja algo aceitável de se fazer. Tal exemplo seria um pouco semelhante às mentiras das parteiras hebraicas e Raabe. Em um mundo maligno, e em uma situação desesperadora, pode ser a coisa certa cometer um mal menor, mentir, a fim de evitar um mal muito maior. No entanto, deve-se notar que tais casos são extremamente raros. É altamente provável que a grande maioria das pessoas na história da humanidade nunca tenha enfrentado uma situação em que mentir fosse a coisa certa a fazer.
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