Abraão foi escolhido por Deus, aquele a quem ele obedecia e estava sempre pronto para demonstrar a sua fidelidade. Em vários momentos a sua fé foi colocada em provações. Entre tantas, ele chegou a colocar a vida de seu único filho em sacrifício para demonstrar a sua obediência.
Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.
Gênesis 22:2
Aquela era a maior provação da vida de Abraão, Deus havia requerido o filho da promessa, a maior riqueza que Abraão possuía, e pela sua obediência e fé, obedeceu a Palavra do Senhor.
Quando Abraão chegou no pé do Monte Moriá, ele tomou quatro atitudes que foram importantíssimas para que ele vencesse aquela provação.
Separou-se dos servos
Imagine Abraão diante do Altar e quando ele olhasse para a direita e ver os seus servos olhando aquela cena. Seria desastroso, ou quem sabe, os servos iriam tentar impedir Abraão de colocar o seu filho sobre o altar, pois na visão dos servos aquele ato seria encarado como loucura.
Então, Abraão se separa de tudo aquilo que pudesse impedir que ele tivesse uma experiência maior com Deus.
https://global-livros.surge.sh/?corlink=999&barras= Amados irmãos, afasta-se de tudo aquilo que está impedindo que você tenha uma intimidade maior com Deus. Se separe do mundo, do pecado, das paixões, pois, Deus quer se revelar para você no cume do Monte.
Deixou o jumento com os servos
Quando se fala de jumento na bíblia, ele fala de força física ou capacidade física.
E assim, no momento que Abraão deixou o jumento, ele estava renunciando tudo aquilo que lhe proporcionava facilidades para resolver seus problemas.
Em entendimento, devemos abandonar as facilidades desta vida. Devemos parar de acreditar na força do dinheiro, das influências dos “chegados”, na força da nossa intelectualidade e acreditar na força do nosso Deus.
Tomou posse da lenha
Aqui vemos que, Tomar posse da lenha significa sai do estado da dependência. Até aquele momento Abraão estava dependendo dos servos e do jumento.
Quando Abraão tomou posse do fardo da proposta que Deus havia lhe feito, Abraão assumiu a responsabilidade daquilo que ele tinha por objetivo.
Em nossa vida espiritual temos que tomar posse “da lenha”, do fardo, da cruz que nos foi proposta. Pois, aquele que não toma posse da sua cruz jamais terá uma experiência íntima com Deus.
Existem crentes que querem passar a vida toda na dependência dos outros.
Confiou na providência de Deus
Quando Isaque perguntou onde estava o cordeiro, imediatamente ele respondeu: “Deus proverá o cordeiro para si”, ou seja, ele colocou toda sua confiança na providência de Deus, mesmo não sabendo da existência de um cordeiro que estava sobre o monte.
Mesmo que você não esteja vendo o cordeiro confie nele, pois ele é quem providência a solução das nossas provas e de nossas lutas.
A dedicação de Abraão aos ensinamentos de Deus, não deixou dúvidas da importância da obediência as suas ordens. Mesmo quando ele ordenou que deixasse tudo para trás. Não obstante, Abraão aguardou pacientemente pela espera da graça do nascimento de seu filho Isaque. Ele foi testemunho da proteção de Deus quando foi libertado dos domínios dos egípcios e dos filisteus. Ele venceu as batalhas contra os cinco reis, e louvou a sua vitória. As suas orações foram ouvidas, e foi abençoado quando orou intercedendo em favor da fertilidade das mulheres da casa de Abimeleque. Ele provou sua fidelidade ao Senhor para com ele.
Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos os povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.
Gênesis 22,.15,18
Ainda hoje percebemos que Nosso Senhor nos colocam diante de provas pelo nosso amor por ele, desta forma devemos estar convictos de que o nosso amor por ele deve estar sempre acima de todas as coisas.
Seu filho Jesus, em seus ensinamentos definiu o amor a ele como obediência aos seus mandamentos. Ele afirmou nas escrituras que, quem o ama de fato é aquele que tem os seus mandamentos e os guarda.
Faça como Abraão, seja obediente! Deus abençoe!
Amei
Sei que está sendo muito proveitoso para mim
Amém! Ter fé é crê no Deus do impossível!