?
Nesses tempos de pós-modernidade, o nosso tempo está cada vez mais escasso, e a disponibilidade de tempo para nossos devocionais geralmente tem estado bem comprometido, e consequentemente, a nossa comunhão com Deus e com as outras pessoas.
Para quem trabalha o dia todo, aliviar a mente não é fácil, pois já chegamos em casa cansados, e ainda precisamos dar atenção ao nosso cônjuge, onde podemos dizer que para a família, o tempo é relativamente bem suprido, mas o compartilhar da fé com as pessoas de nosso convívio, não há tanta disponibilidade assim.
A satisfação do marido e mulher geralmente é bem proveitosa, e toda a dedicação que um homem ou uma mulher tem por sua casa, é um bem precioso de cada ser humano, o qual deve ser cultivado sempre, que por fim, refletirá bem na aplicação do nosso ministério e no reino de Deus, e Paulo traz recomendações nesse sentido.
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1 Timóteo 5:8)
Já para os solteiros, é evidente que a disponibilidade é bem maior, sendo mais fácil portanto, aplicar e se dedicar às coisas de Deus, como também se envolver mais com amizades e relacionamentos.
Quando nos casamos as tarefas aumentam, e consequentemente o tempo para cuidar das coisas de Deus diminui. Essas coisas, são inversamente proporcionais, onde Paulo também trouxe essa abordagem.
Pois quero que estejais livres de cuidado.
Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor, mas quem é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, e está dividido. A mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor para serem santas, tanto no corpo como no espírito; a casada, porém, cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.
E digo isto para proveito vosso; não para vos enredar, mas para o que é decente, e a fim de poderdes dedicar-vos ao Senhor sem distração alguma. (1 Coríntios 7:32-34)
Contudo, a nossa mente fica cheia das novidades tecnológicas, e nos enchemos de tanta informação a ponto de não conseguirmos acompanhar tudo, muito menos conciliar o tempo para absorver tudo que recebemos diariamente.
Portanto, na busca de Deus, seja nos estudos e nos devocionais, o tempo e dedicação deve ser bem aplicado, no entanto o tempo para compartilhar, escrever para os amigos, conversar, seja em grupos ou particularmente, não tem sido fácil ou favorável, pois o dinamismo da vida está reduzindo essa nossa capacidade, afetando a administração do tempo e a nossa dinâmica nos relacionamentos.
Apesar de toda essa falta de tempo, o importante é sempre procurarmos nos edificar mutuamente, e também orar continuamente, para termos uma vida menos desgastante e cheia da paz de Deus.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:6-8)
#Reflita
Ouça nossa Web Rádio: