Defesa da fé

Defesa da fé

Reflexão
Defesa da fé

Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Judas 1:3

Questionamentos:

1. O que seria, defender a fé?

A defesa da fé está baseada em defender princípios que acreditamos, partindo do ponto que a pessoa é cheia dessa fé.

2. O que é uma heresia?

A heresia é uma forma de distorcer a doutrina considerada sã, ou seja, tudo aquilo que viola princípios estabelecidos nos ensinamentos bíblicos.

3. Quais as piores heresias?

Em geral, toda heresia é passível de repreensão e exortação, cabendo uma veemente advertência.

4. A Bíblia nos ensina, que as armas da nossa milícia para anularmos sofismas, são espirituais (2 Co 10:04), quais seriam essas armas?

Essas armas podem ser consideradas com nossa maturidade espiritual de pregar o evangelho, e também o de ter discernimento de ações que são da carne.

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:12

5. Como devemos combater heresias?

Para combater ensinos, doutrinas e atitudes que fogem da verdade do evangelho, devemos nos colocar em oposição diante dos falsos mestres, para tentar anular ensinos enganosos.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Colossenses 2:8

Além de combater os falsos ensinamentos, também devemos nos afastar dos que praticam, para que não viemos a participar desse pecado.

Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. Tito 3:10,11

6. Sabemos que heresia, é uma contradição da verdade de Deus, como se esta fosse de Deus, sendo assim, quem foi o primeiro herege?

No episódio do livro Jó, Satanás questiona Deus sobre a fidelidade de Jó, o qual ele expõe que Jó servia a Deus de forma inútil, ou seja, como que esperando algo em troca, e então podemos observar que um princípio de heresia foi implantada ali, onde Satanás colocou condições verdadeiras, mas com fim de desejos próprios.

Satanás pode ser considerado como o primeiro herege considerando a forma de ultrajar a benção de Deus sobre a vida de Jó, ou talvez também tenha sido Arão, irmão de Moisés, pois foi o primeiro sacerdote nomeado por Deus, e que perverteu a adoração no meio do povo de Israel.

7. Defender a fé, é o mesmo que defender a Deus?

Defender a fé não está relacionado a defender a Deus, pois Deus não precisa de defesa, e também a Bíblia não foi escrita para justificar Deus, mas sim, como um livro de regras de fé, conceitos e de princípios para àqueles que professam a fé nele.

8. Qual a importância para o cristão em ter discernimento?

Todo cristão que se prese, necessita bastante de conhecer as sãs doutrinas, para que não venha cair em ensinamentos equivocados e distorcidos da Bíblia.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:12

Reflita!

_
Escrito por:
Wandry Moura, Apologista, estudante e entusiasta das histórias bíblicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Oi!

Se preferir, envie um e-mail para [email protected]

×