Seis vezes a Bíblia faz referência específica a uma “porção dobrada”. Quando alguém recebe uma porção dobrada, recebe o dobro do que foi dado aos outros.
O conceito da porção dobrada é mencionado pela primeira vez na Lei de Moisés: “Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto possuir, porquanto aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele” (Deuteronômio 21:17). Um filho primogênito tinha direito a receber o dobro da herança dos outros filhos do pai, além do direito de sucessão.
Como Ana não podia ter filhos, seu marido tentou amenizar a sua dor com uma bênção extra. “A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava…” (1 Samuel 1:5).
Perto do fim do tempo de Elias na terra, ele ofereceu a seu assistente Eliseu um presente: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito” (2 Reis 2:9). O pedido de Eliseu era para ser considerado o sucessor de Elias e ser “duplamente abençoado” com poder no ofício profético. Ao longo de 2 Reis, os muitos milagres que Eliseu realizou confirmam que realmente recebeu uma porção dobrada.
Isaías 61:7 promete uma porção dobrada de alegria e bênção sobre Israel: “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.” O reinado do Messias durante o milênio ocasionará alegria eterna. Em uma passagem relacionada, Deus restaurou a Jó o dobro do que originalmente tinha antes de seu tempo de teste: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jó 42:10). Pode-se dizer que Jó recebeu uma “porção dobrada”.
Entretanto, nem todas as porções duplas transmitem bênção. Apocalipse 18:6 fala do julgamento sobre a Babilônia, afirmando: “Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo as suas obras e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.” Aqui, a porção dobrada indica um julgamento pesado. A ideia por trás do termo ainda é a de uma “grande quantia”.
Visto que a Lei mosaica estipulava uma porção dobrada para os filhos primogênitos, o conceito tem sido usado ao longo da história para se referir à abundante bênção de Deus. Jesus Cristo é chamado de “o primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15), um título que indica a Sua posição como o Bendito e Herdeiro legítimo de todas as coisas.
O que a Bíblia diz sobre o câncer?
A Bíblia não diz nada especificamente sobre a doença de câncer. No entanto, isso não significa que ela não aborde...