Batismo com fogo

Reflexão
O batismo com o Espírito Santo e com fogo

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Mateus 3:11

É comum ouvirmos no meio cristão pentecostal, a afirmação que a pessoa foi ou é batizada com fogo, e que também isso é uma evidência de que a mesma está cheia do Espírito Santo, mas olhando para o contexto da passagem de Mateus 3, podemos entender que não se trata do que chama de batismo no Espírito Santo, mas sim, de condenação e do juízo.

O batismo no fogo dentro do contexto da passagem, não se trata do batismo com o Espírito Santo, como alguns ensinam, sendo portanto, uma referência ao juízo, como podemos ver no verso anterior:

E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3:10

Portanto, afirmar que o batismo no Espírito Santo é o batismo com fogo, se trata de um grande equívoco de interpretação, onde não tem nenhum sentido espiritual de salvação, portanto, é uma afirmação doutrinária equivocada.

Em Atos 2, encontramos a referência que são citadas línguas repartidas como que de fogo.

E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Atos 2:3

Essas línguas, não se referem ao batismo citado por João no evangelho de Mateus, sendo esse evento, um fenômeno espiritual específico para o cumprimento de uma profecia proferida por Joel, conforme Pedro afirma na ocasião.

Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. Atos 2:16-19

Portanto, nessa ocasião do cumprimento da profecia, foi então “inaugurado” o reino de Deus, e a presença do Consolador aqui na Terra, para a condução da igreja até o dia do Senhor, ou seja, a volta de Jesus.

E ainda Pedro conclui:

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2:21

 

Reflita!

 

Compartilhe
Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *