Paixão x Amor – 1

pao-diario

Paralelos entre a Paixão e o Amor – 1
Será que você está apaixonado ou está amando?

Trecho da mensagem: Vida sexual e sentimental

por Lucinho Barreto, IBL

Paixão Amor
É um sentimento que vem de repente, é desenfreado e só de momento, vai embora com a mesma rapidez que chegou. É um sentimento mais forte do que o mundo, e é prolongado e duradouro, é seguro e tranqüilo, cresce aos poucos e vai se tornando cada vez mais sólido.
Você se entrega se envolve, mas é só emoção, você acaba fazendo coisa que não quer, e quando passa a euforia e que se percebe os erros cometidos. O amor não perde a cabeça, e não se governa por instinto, dá um tempo para avaliar suas emoções usando a inteligência, só toma alguma atitude depois de uma séria avaliação pela razão e não pelos sentimentos.
Ela pode se tornar uma obsessão, e gera um sentimento tão forte que acaba fugindo ao controle, a pessoa fica viciada na outra e totalmente dependente dela. Com ele você não precisa estar perto da pessoa 24h por dia, mas é sem pressão, tudo acontece naturalmente, por que há uma confiança mútua.
Na paixão a pessoa fica totalmente dominada pelos ciúmes, e passa a querer controlar todas as áreas da vida da outra pessoa. Quem ama não arde em ciúmes, pois sabe que isso não é prova de amor, nem irá beneficiar a pessoa amada.
A paixão desconfia. O amor confia.
A paixão provoca ansiedade que acaba prejudicando outras áreas da vida: estudos, trabalhos, família e acaba afastando amigos. O amor sabe lidar com as diversas áreas da vida, sem prejudicá-las, consegue levar uma vida normal sem deixar que o seu desempenho ou relacionamentos sejam afetados.
A pessoa sempre fala que ama sem realmente amar. As pessoas que amam, nem sempre falam que amam, mas provam isso com as suas atitudes.
Na paixão tudo é válido, pois o importante é satisfazer os impulsos, os desejos, e as fantasias. Quem ama espera, respeita o corpo do outro sem deixar marcas ou mágoas, não confunde sexualidade com sensualidade.
Na paixão, a pessoa vive exigindo provas de amor, porque é insegura e nunca realmente confia no outro. O amor não precisa provar que ama, pois vê o verdadeiro amor nas atitudes do outro.
A paixão é totalmente ligada ao visual e surge na forma de uma ardente atração física. O visual no amor não é o mais importante, ele quer explorar o coração do outro para conhecer cada vez mais.
As diferenças são motivos de brigas e desentendimentos. Um enfrenta o outro e não o problema, acabam se afastando por diferenças de pensamentos e opiniões. É uma luta constante pra ver quem manda mais. No amor existem opiniões diferentes, discussões ou irritações também, mas buscam soluções para os problemas juntos e com bom senso. O relacionamento se torna mais profundo e juntos superam as diferenças.
Na paixão você representa quem não é, passa uma imagem falsa e quando menos se espera, cai a máscara e há um terrível medo de ele perceber quem realmente é. Você vive um teatro pro outro. No amor você se mostro como é de verdade. O amor é transparente, demonstra as qualidades e também os defeitos. Não há medo de perder a outra pessoa, pois tudo crê, tudo espera, e tudo suporta.
A paixão é egoísta, e busca seus próprios interesses. Nos relacionamentos avaliam suas carências afetivas, sexuais e de companheirismo. É uma forma de se auto afirmar e de se sentir seguro. O amor não se interessa para o bem próprio, mas sim pelo bem estar do outro. Quer ver a outra pessoa feliz e realizada. Preocupa-se com o outro igual que se preocuparia consigo mesmo. O amor é muito mais do que receber.
A paixão afeta a sua comunhão com Deus e com a igreja. O namora passa vir em primeiro lugar. Afeta também o relacionamento com os pais, que começam a não gostar do namoro, até chegar a proibi-lo. No amor há uma grande preocupação nos interesses nas coisas de Deus, e em relação aos irmãos, namoram juntos, lêem a Bíblia juntos, não quebrando a comunhão, e os pais vendo isso começam a abençoar o namoro.
Você pode se apaixonar por muitas pessoas e depois esquecê-las, e por isso que os apaixonados se traem. O amor é fiel, e dedica exclusivamente a uma pessoa, o amor é eterno.
Share this...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *